quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

BOLO DE NATAL

O natal já está quase chegando! Que tal preparar um bolo especial para servir de sobremesa com frutinhas cristalizadas, cerejas, ameixas, passas e nozes? Além de delicioso, fica muito bonita essa receita. O natal fica ainda mais especial!


Abraços!




INGREDIENTES:


- Manteiga para untar
- Farinha de trigo para polvilhar
- 3/4 de xícara (chá) de frutas cristalizadas picadas (125g)
- 2/3 de xícara (chá) de cereja cristalizada
- 1/2 xícara (chá) de ameixa-preta seca picada (135g)
- 1/2 xícara (chá) de uva passa preta (80g)
- 1/2 xícara de nozes ou pecãs picadas (60g)
- 1 e 1/2 xícara (chá) de farinha de trigo
- 1 xícara (chá) de manteiga
- 3/4 de xícara (chá) de açúcar
- 4 ovos
- 1 colher (chá) de fermento em pó
- 1 pitada de sal
- 1/2 xícara de vinho do Porto


INGREDIENTES DO GLACÊ:


- 1 xícara (chá) de açúcar de confeiteiro
- 1 colher (sopa) de leite


MODO DE PREPARAR:


- Misture três colheres (chá) de cada fruta (cristalizada, cereja, ameixa e passa) e reserve na geladeira.
- Preaqueça o forno em temperatura baixa. Unte uma fôrma de buraco no meio de 22 cm de diâmetro e polvilhe com farinha.
- Junte as frutas cristalizadas, a ameixa, a passa e as nozes e misture com 1/3 de xícara da farinha de trigo. Reserve.
- Bata a manteiga e o açúcar. Adicione os ovos, o fermento, a farinha restante, o sal e o vinho. Aumente a velocidade e bata por mais dois minutos.
- Acrescente a mistura de frutas à massa. Despeje na forma e asse por 45 minutos. Deixe esfriar por 30 minutos antes de desenformar.


PREPARE O GLACÊ:


- Misture o açúcar com o leite e decore o bolo. Cubra-o com as frutas reservadas.


Postado por Priscila Venturini

BROINHA DE FUBÁ

Que delícia! A tardinha com café ou chá é uma boa pedida acompanhar com broinhas de fubá! Essa é super fácil de preparar! Huuuummmm!!!


Abraços!






  INGREDIENTES:


- 1/2 xícara (chá) de óleo
- 1 lata de leite condensado
- 1 xícara (chá) de leite
- 1 colher (chá) de sal
- 2 colheres (chá) de erva-doce
- 2 xícaras (chá) de fubá
- 1 e 1/2 xícara (chá) de polvilho doce
- 4 ovos
- 1 colher (sopa) de fermento em pó
- Margarina e farinha de trigo para untar


MODO DE PREPARO:


Em uma panela, misture o óleo, o leite condensado, o leite, o sal, a erva-doce e leve ao fogo até ferver. Acrescente o fubá misturado com o polvilho e mexa até desgrudar do fundo da panela. Retire do fogo, coloque em uma tigela e junte os ovos, um a um, misturando a cada adição. Deixe amornar, adicione o fermento, mexa até incorporar e modele as broinhas. Coloque em uma assadeira untada e enfarinhada e leve ao forno alto, preaquecido, por vinte minutos. Retire e sirva em seguida.


Rendimento: 40 unidades


Postado por Tabatha Pacheco

DICAS DE COZINHA

Aí vai preciosas dicas culinárias. Quando você encontrar em suas receitas algo que você desconhece, procure nessa lista de dicas, ela poderá tirar muitas dúvidas.

Abraços!

- Abrir massa com o rolo: Coloque a massa em uma superfície lisa e amasse levemente com as mãos. Passe o rolo por cima, abaixando até obter a espessura desejada.

- Banho-maria: Despeje água em uma fôrma ou panela grande e, dentro dela, coloque um recipiente com os ingredientes pedidos pela receita. Leve ao fogo ou forno até obter o ponto desejado (se necessário, mexa durante o cozimento).

- Bater claras em neve: Na batedeira, ou usando um batedor manual, bata as claras até ficarem brancas e firmes. Teste o ponto: ao levantá-las com um garfo, elas não vão cair.

- Cozinhar leite condensado: Retire o rótulo da lata de leite condensado e coloque à fechada em uma panela de pressão com água suficiente para cobrí-la. Tampe a panela e leve ao fogo até começar a chiar. Cozinhe por mais 20 minutos se desejar um doce cremoso, 30 minutos se quiser uma consistência intermediária ou 40, caso queira o doce de leite firme. Desligue o fogo, retire toda a pressão da panela e abra. Espere a lata esfriar antes de abrir.

- Cortar bolo ao meio: Existem duas maneiras de cortar o bolo na horizontal. Se desejar, pode fazer dois ou mais cortes, para preparar um bolo alto e com vários recheios.

    - Com a faca: Apóie uma mão sobre o bolo. Com a outra mão, segure uma faca grande de pão e enfie até o meio do bolo. Siga cortando até as duas metades se separarem. DICA: Separe as metades do bolo com o fundo de uma fôrma de aro removível. Se preferir, marque a altura em que deseja cortar com palitos de dente. Assim, você não corre o risco de chegar ao final do corte e perceber que ficou torto.

    - Com a linha: Passe uma linha em volta do bolo, na altura em que deseja cortar, como se fosse um laço. Cruze as duas pontas da linha e aperte até cortar o bolo completamente.

- Dar liga: Mistures todos os ingredientes até ficarem bem unidos, formando uma massa única, homogênea.

- Derreter chocolate: Pique o chocolate em pedaços pequenos e coloque em um recipiente. Leve ao fogo, em banho maria, mexendo sempre, até derreter. ATENÇÃO: Não deixe a água entrar em contato com o chocolate, caso contrário, ele pode não atingir o ponto exato para você usar na receita.

- Despejar em fio: Despeje o líquido pedido pela receita, aos poucos, sobre o recipiente, de maneira que forme um fio enquanto estiver caindo.

- Desenformar: Retire a receita inteira da fôrma, sem quebrar e nem cortar. Para isso, o alimento deve estar morno, menos no caso dos doces que vão à geladeira.

- Dissolver gelatina: É necessário dissolver tanto a gelatina em pó quanto a gelatina em folha antes de utilizar em uma receita. Senão, a gelatina pode não se misturar uniformemente ao prato.

    - Para gelatina em pó sem sabor: Misture cada envelope na quantidade de água especificada na embalagem ou na receita e deixe descansar por cinco minutos para hidratar. Então aqueça essa mistura em banho-maria até dissolver por completo.

    - Para gelatina em folha: Amoleça as folhas em água fria por cinco minutos e esprema bem. Misture-as a um líquido quente e mexa até dissolver.

- Enfarinhar: Espalhe farinha de trigo na superfície ou recipiente onde a massa será colocada. Esse processo serve para que a massa não grude.

- Flambar: Coloque a bebida alcoólica em uma concha, para que o álcool entre em contato com a chama do fogo. A bebida pegará fogo e logo se apagará. Assim, o álcool evapora, acentuando o sabor da bebida. Se preferir, você pode riscar um fósforo e atear fogo à bebida.

- Ficar homogêneo: Misture todos os ingredientes até que formem uma massa única, uniforme, sem camadas nem grumos.

- Gratinar: Esse processo só pode ser feito com receitas que levam queijo. É preciso levar a receita ao fogo até o queijo derreter completamente e formar uma crosta dourada. Também é possível fazer isso com um maçarico culinário.

- Incorporar: Os ingredientes devem ser misturados sem bater, com movimentos leves, até que a misture fique homogênea e os ingredientes bem misturados.

- Infusão: Colocar uma planta em um líquido fervente para extrair o sabor ou perfume dela.

- Picos firmes: Bata as claras ou os ingredientes pedidos pela receita até ficarem firmes. Encoste uma colher na superfície da misture e levante. Deverá se formar um pico que não se desmancha.

- Pincelar: Usando um pincel ou um pedaço de algodão, espalhe uma fina camada do líquido sobre o recipiente indicado. Esse processo serve para dar cor, evitar que o alimento resseque durante o cozimento ou fazer uma camada com algum ingrediente.

- Pitada: Pequena porção de tempero sem medida exata e pode ser adicionada com os dedos.

- Polvilhar: Espalhar ingredientes em pó, como farinha ou achocolatado, ou pedaços muito pequenos, como chocolate granulado ou coco ralado, usando uma peneira ou as mãos, fazendo um tipo de "chuva" sobre a receita.

- Preaquecido: O forno deve ser ligado cerca de 10 minutos antes de colocar o alimento para assar. Isso garante que o cozimento seja mais rápido e uniforme.

- Retirar soro de creme de leite: Leve a lata de creme de leite ao congelador, de ponta-cabeça, por 30 minutos. Retire, faça dois furos na parte que está em cima e vire. Aguarde o líquido escorrer, abra a lata e use o creme.

- Sovar: Em uma tigela ou superfície lisa enfarinhada, amasase a massa com as mãos, puxando as bordas para o centro e empurrando contra a superfície, até que a massa fique lisa e elástica. Esse processo serve para aerar a massa, facilitando seu crescimento.

- Untar: Com as mãos, um pincel ou um pedaço de algodão, espalhe uma camada bem fina de gordura (geralmente óleo ou margarina) na fôrma ou superfície. Esse procedimento serve para que a massa não grude.

Acerte no Ponto:

- Ponto de bala: É um ponto normalmente usado para fazer caldas e balas. Para identificar o ponto, despeje uma colher (sopa) da calda (ou da massa) dentro de um recipiente com água. Com os dedos, tente juntar essa calda, formando uma bolinha. Se conseguir, está no ponto.

- Ponto de chantilly: Bata o creme de leite ou os ingredientes pedidos pela receita até que as pás da batedeira ou do batedor comecem a "cortar" o creme, em vez de misturar.

- Ponto de cortar: Peque uma porção do doce (ou da massa) e coloque em uma superfície. Tente cortar com uma faca. Se o doce oferecer um pouco de resistência, mas não for muito difícil de cortar, está no ponto. Só um detalhe: a faca deve sair limpa.

- Ponto de fio grosso: Deixe cair um pouco da calda em um copo com água. Se ela não se misturar com a água imediatamente, está no ponto certo.

- Ponto de quebrar: Quando você colocar uma colher (chá) da calda em uma xícara com água e fizer barulho de quebrar, está no ponto.

- Ponto de vidro: Espalhe um pouco da calda em uma superfície fria (de preferência um mármore). Se ela endurecer imediatamente, formando um vidro, está no ponto.

- Ponto de chocolate: Para fazer ovos ou bombons, o chocolate precisa estar na temperatura certa. Faça o teste: pegue uma porção de chocolate com um dedo e encoste no lábio. Se tiver a sensação de frio, está no ponto.

- Ponto de enrolar: Para checar se a massa está no ponto, pegue uma pequena porção e faça uma bolinha. Se não grudar nas mãos e nem deformar, está no ponto.

- Ponto de fio: Coloque uma colher na calda e levante rapidamente. Se formar-se um fio que não quebra, está no ponto.

- Ponto de massa de pão: O procedimento correto na hora de fazer pão é ir adicionando a farinha aos poucos, enquanto sova. O ponto certo é quando a massa não estiver mais grudando completamente nas mãos, mas "colando" levemente, sem deixar resto de farinha. Nesse momento, pare de adicionar farinha e sove por mais alguns minutos.

Postado por Priscila Venturini e Tabatha Pacheco